Tecnologia

Música: Google pode lançar serviço rival do Spotify ainda este ano

google3Gigante da Internet está a negociar com as editoras e pode ainda este ano lançar novidade para o mercado, onde os smartphones Android serão à partida uma forte aposta. Empresa norte-americana pretende alargar os seus mercados de faturação.

Cerca de duas semanas depois do Spotify ter chegado a Portugal, onde rapidamente conquistou números interessantes, com cerca de três milhões de faixas ouvidas nos primeiros sete dias, sabe-se agora que a plataforma sueca pode em breve ter um rival à altura.

Segundo fontes internacionais especializadas, a Google prepara-se para atacar este mercado. Escreve o Financial Times que a gigante da Internet está já a negociar direitos de autor com empresas como EMI, Warner Music, BMG ou Universal Music.

Na verdade a Google já possui uma plataforma de música na Google Play. Porém, a empresa pretende lançar algo mais virado para os smartphones, onde o seu sistema operativo Android reina a nível mundial.

Segundo a mesma fonte, a nova plataforma musical da Google deverá ser lançada com duas versões, uma paga e outra gratuita. À semelhança do que acontece com outros serviços neste mercado, o utilizador tem à disposição as faixas gratuitamente, mas antes terá de ouvir anúncios publicitários. Caso pretenda deixar de ouvi-los de vez, paga uma subscrição mensal, ou anual, e tem uma biblioteca gigante de temas à disposição.

Logicamente que é nesta parte da publicidade que a Google pretende entrar. Atualmente a empresa lidera o mercado dos anúncios na Internet, de onde retira mais de 90 por cento das receitas anuais. Lançar agora algo virado para a música seria abrir uma nova porta aos seus milhões de clientes em todo o mundo.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir