Mundo

Mulher de al Assad diz-se “o verdadeiro ditador” da Síria e provoca revolta

asma_al_assad_siriaA morte e repressão na Síria não preocupam Asma al-Assad, a mulher de Bashar al Assad, britânica que numa troca de emails se orgulha de ser “a verdadeira ditadora”, gozando com as críticas que recaem sobre o marido. Essas mensagens de correio eletrónico foram tornadas públicas e geraram protestos de ativistas que repudiam a atitude de Asma.

A repressão na Síria conheceu mais um episódio de revolta, gerado por um email tornado público, da autoria de Asma al-Assad, mulher do presidente da Síria, Bashar al Assad. A britânica Asma escreveu “eu sou o verdadeiro ditador. Ele não tem hipótese”.

O email foi enviado a 14 de dezembro. Asma escreve: “Só para que conste, eu sou o verdadeiro ditador. Ele [Bashar al Assad] não tem hipótese”. A piada irónica não foi bem acolhida, sobretudo numa altura em que se multiplicam casos de repressão em morte na Síria.

Noutra troca de emails conhecida agora, a britânica que casou com o ditador sírio tece elogios ao marido, “um homem sem rodeios”. Também os moradores de Homs, simbólica cidade que marca a luta contra o regime, foram alvo de troça de Asma al-Assad.

Uma mensagem que tinha como título que um estudante não conseguiu melhor do que zero por cento num exame, na escola, foi encaminhado pela mulher de Bashar: “Mais um estudante brilhante de Homs”. Asma tem 36 anos e é mãe de três filhos.

Estima-se que mais de 8000 pessoas tenham perdido a vida num ano, na luta contra o regime de al Assad, segundo dados da Organização das Nações Unidas e da oposição síria.

 

Em destaque

Subir