Motociclismo

MotoGP: Defesa do título é uma sensação nova para Marc Marquez

MarcMarquez 2014MarcMarquezA poucos dias do começo da temporada o Campeão do Mundo de MotoGP confessa que é “uma sensação nova” para si a defesa do título da categoria ‘rainha’ do motociclismo. Marc Marquez diz estar praticamente recuperado na lesão – fratura de uma perna – que o afastou dos últimos testes de pré-temporada em Sepang e em Phillip Island.

“Estou melhor. O osso está solidificado, o que é importante, e estou sempre a ser seguido pelo doutor Mir, que me diz que o meu estado está a melhorar. Vou fazendo cada vez mais exercícios e vamos ver como estou no Qatar. É óbvio que não estou a cem por cento, mas vou tentar estar o mais preparado possível”, afirma o jovem piloto espanhol.

Marquez que a sua forma não é a ideal para iniciar a temporada, mas que há que ter calma: “É preciso ser paciente, especialmente no primeiro treino. Passou-se cerca de um mês e meio desde a última vez que guiei a moto”.

“O facto do primeiro teste em Sepang ter corrido muito bem, e termos experimentado muitas coisas, dá-me muita paz de espírito. Mas é claro que há uma série de coisas em que tenho de trabalhar um pouco mais nas primeiras corridas. A prioridade no Qatar é fazer as coisas com calma”, sublinha.

O piloto espanhol esclarece também que a sua Honda é muito semelhante à do ano passado, mas que foi necessário adaptá-la aos regulamentos desta temporada, “particularmente em termos de consumo de combustível”.

“O chassis e o braço oscilante são diferentes, mas comportam-se de forma semelhante. O mais importante é que melhorámos. Com essas modificações e base do ano passado sentimo-nos melhor, mas agora temos de avaliar tudo em diferentes pistas”, explica Marc Marquez.

Relativamente a quem será o favorito este ano, o campeão do Mundo alarga o leque de possíveis adversários: “Para mim será uma sensação nova defender o título de MotoGP. A competição será enorme, mas é óbvio que os meus principais rivais são, em teoria, Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa. Mas (Valentino) Rossi fez uma boa preparação e está com um bom andamento que não teve no ano passado. Vamos ver como se portam as Ducati”.

Em destaque

Subir