Mundo

Morte de Muammar Kadhafi confirmada e exibida em vídeo

khadafi2O primeiro-ministro interino da Líbia, Mahmoud Jibril, confirmou há pouco a morte de Muammar Kadhafi, atacado pelas forças rebeldes em Sirte. A notícia da morte do ex-ditador líbio foi finalmente confirmada por uma fonte oficial. Entretanto, a Al Jazeera divulgou um vídeo do momento da captura de Kadhafi.

Muammar Kadhafi está morto, depois de uma intervenção da NATO, em parceria com o Conselho Nacional de Transição, em Sirte. A cadeira televisiva Al Jazeera divulgou um vídeo que mostra o ex-ditador líbio morto, com imagens que ferem a sensibilidade de pessoas mais suscetíveis.

Segundo a Associated Press os EUA já foram informados da captura e morte de Kadhafi, que deste modo vê cumprida a sua própria profecia: “Ou venço, ou morro”, dissera o general, depois de ter sido atacado pela NATO e pelo Conselho Nacional de Transição (CNT). Com a vitória pouco provável, Muammar Kadhafi acabou mesmo por morrer.

A notícia da morte de Muammar Kadhafi circulou ao final da manhã de hoje, em diversos meios de comunicação, sem confirmação oficial. O general teria sido tido atingido quando tentava fugir de Sirte, cidade da Líbia que o Conselho Nacional de Transição (CNT) tenta conquistar.

As primeira informações adiantavam que o general fora capturado, mas com vida. “Muammar Kadhafi já foi apanhado e está ferido com gravidade. Não está morto”, afirmou, à France Press, o comandante do CNT. Mohamed Leith revelava que viu “com os próprios olhos” Kadhafi e assegurava que “o ex-ditador ainda respira”.

Já Abdel Majid Mlegta, oficial do Conselho Nacional de Transição, afirmava que foram disparados tiros para as pernas de Kadhafi, quando este tentava escapar de Sirte, numa caravana que a NATO atingiu. O ex-ditador teria também sido “atingido na cabeça”.

Entretanto, através de outra fonte do CNT, avançou-se com a notícia da morte. O general teria perdido a vida depois deste ataque. Circulavam fotografias, em diversos órgãos de comunicação social, que exibiam Muammar Kadhafi capturado, tiradas a partir de telemóveis e difundidas por algumas agências.

Mas faltava a confirmação de uma entidade independente, confirmação essa que chegou por parte do primeiro-ministro interino da Líbia, Mahmoud Jibril, que tornou a captura e morte oficiais.

Deste modo, confirma-se o presságio de Kadhafi… Citado pela televisão árabe Al-Orouba, Muammar Kadhafi fizera, há meses, um juramento de extremos. “Ou venço, ou morro”, dissera, recentemente.

O coronel líbio prometeu continuar a lutar e pede aos seus fiéis para limparem Trípoli de “criminosos, traidores e ratazanas”. Cercado pelos rebeldes, mas resistente, Muammar Kadhafi não desistiu e prometeu lutar até à vitória, apesar da força da NATO.

Apesar de cercado, com o país nas mãos dos rebeldes e o fim do regime, Kadhafi não desistiu. Indiferente a estas ameaças, o Conselho Nacional de Transição iniciou a formação de um novo Governo, enquanto a NATO se encarrega de depor Kadhafi.

A ferro e fogo, a Líbia escreve novas linhas da sua história. A morte de Muammar Kadhafi representa o início de um novo ciclo político no país. Eis as imagens difundidas pela Al Jazeera:

https://www.youtube.com/watch?v=HC8gEJZh7Vs

Em destaque

Subir