Desporto

Morreu Manuel Barbosa, empresário que liderou mercado nas décadas de 80 e 90

relvadoManuel Barbosa, empresário de futebol, faleceu nesta quinta-feira, vítima de doença prolongada. Barbosa, que contava 69 anos de idade, foi o primeiro agente FIFA e esteve na liderança do mercado de transferências em Portugal nas décadas de 80 e 90.

Manuel Barbosa morreu hoje, aos 69 anos, segundo adianta a agência Lusa. Adepto do Benfica, Manuel Barbosa foi um dos mais proeminentes empresários de futebol de 80 a 90.

Natural da cidade de Braga, foi o primeiro agente FIFA português. Barbosa intermediou a contratação de grandes nomes do futebol que vingaram na Luz, desde Valdo a Mozer, passando por Isaías, Ricardo Gomes e Aldair, grandes contratações do clube de Lisboa que ficaram associados a um período de grandes conquistas encarnadas.

A sua liderança na intermediação de jogadores perdeu-se com a aparição de outros grandes empresários do ramo, como José Veiga, da Superfoot, e, mais tarde, Jorge Mendes, da Gestifute (Mendes é considerado o maior empresário do mundo, na atualidade).

Manuel Barbosa liderou o processo de transferência do médio Rui Costa, que deixou o Benfica para representar a Fiorentina, numa altura em que os cofres da Luz estavam a necessitar de um encaixe financeiro.

Mas além de jogadores, Manuel Barbosa foi também representante de treinadores de futebol e foi o responsável pela saída de Quinito para um clube do Kuwait, o Yarmouk, corria o ano de 1985.

Agostinho, Maniche, Pochettino e Tinaia estão entre os futebolistas que mais recentemente trabalharam com Manuel Barbosa, empresário que nesta quinta-feira perdeu a luta pela vida.

Em destaque

Subir