Mundo

Morreu Kleist, o tenente alemão suicida que tentou matar Adolf Hitler

ewald von kleistMorreu aos 90 anos Ewald von Kleist, tenente alemão que ficou conhecido por ter tentado matar Adolf Hitler. A 20 de julho de 1944, quando contava 22 anos, Kleist vestiu um colete, com o objetivo de fazer deflagrar um engenho, durante uma reunião com o líder nazi.

De acordo com Oliver Rolofs, membro da Conferência de Segurança de Munique, organização criada pelo próprio von Kleist, o conhecido tenente alemão morreu, aos 90 anos de idade.

O tenente Ewald-Heinrich von Kleist ficou na história como protagonista de um golpe falhado contra Adolf Hitler, ocorrido a 20 de julho de 1944. Então com 22 anos de idade, o tenente ofereceu-se para transportar consigo um engenho, que foi acionado durante uma reunião com o líder da Alemanha nazi.

Esse encontro ocorreu na Prússia Oriental, em Rastenburg, atual território da Polónia. O engenho foi acionado, mas o Führer sobreviveu, sofrendo alguns ferimentos, em resultado da explosão.

Além de Hitler, o próprio Ewald von Kleist escapou à morte, nesse atentado. O tenente alemão acabou detido no edifício onde o atentado tinha sido planeado (atualmente, um anexo do ministério da Defesa), tendo sido alvo de interrogatório da Gestapo. Viria a ser transportado para um campo de concentração de Ravensbrück, na Alemanha. Mais tarde, veio a ser libertado.

No pós-guerra, o tenente viria a graduar-se em Direito e em Economia. Justificou a razão pela qual empreendeu aquele ato de loucura. “Pretendi acabar com crimes terríveis que Hitler estava a levar a cabo”, referiu.

O tenente que não se importou de dar a vida para acabar com Hitler morre agora, com 90 anos, no termo de uma vida marcada pelas atrocidades do nazismo.

Em destaque

Subir