Fórmula 1

Morreu Guy Ligier um dos vultos da Fórmula 1

GuyLigier215

Guy Ligier faleceu domingo, aos 85 anos de idade. Este empresário francês de Vichy (Alier) tornou-se famoso na Fórmula 1, onde foi bem sucedido como construtor nos finais da década de 1970, e também nas de 1980 de 1990

Mas carreira de Ligier na F1 iniciou-se em 1966, no Grande Prémio do Mónaco, antes de uma primeira retirada depois da morte do seu amigo Jo Schlesser.

A mudança para os sport-protótipos, juntamente com a Matra em 1975, fê-lo regressar à Fórmula 1 em 1976. E como construtor próprio alcançou nove vitórias entre 1977 e 1996 com pilotos como Jaques Laffite (o seu piloto de eleição), Patrick Depailler, Didier Pironi e Olivier Panis.
Mais tarde Guy Ligier vendeu a equipa ao campeão do mundo Alain Prost, que a renomeou Prost Grand Prix.

GuyLigier315

Antigo campeão de remo e membro da equipa de râguebi da França em jovem, o antigo empresário só descobriu o desporto motorizado aos 20 anos, ganhando títulos de motociclismo antes de se interessar pelo automobilismo. Como piloto disputou em 12 grandes prémios de F1, conseguindo como melhor resultado um sexto lugar na Alemanha em 1967. Contou igualmente com oito participações nas 24 Horas de Le Mans.

Os automóveis também o fizeram criar uma empresa que construiu pequenos automóveis de estrada, atualmente em circulação. Isto para além de vários sport-protótipos de competição, como o atual JS P2 que competiu nas 24 Horas de Le Mans deste ano e alinha no atualmente no campeonato do mundo de resistência (WEC) e que foi concebido em parceria com Jacques Nicolet.

Em destaque

Subir