Mundo

Morre Kimura, o homem mais velho do mundo, que contava 116 longos anos

idoso japones recebe flores1idoso japones recebe floresO homem mais velho do mundo, o japonês Jiroemon Kimura, morreu nesta terça-feira, aos 116 anos, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Kimura – a única pessoa a viver 116 anos – estava internado num hospital em Kyotango, no Japão. Kimura foi o único homem a conseguir viver 116 anos e tornou-se a pessoa mais velha do mundo a 17 de dezembro de 2012, passando agora o testemunho a outro japonês: Misao Okawa, de 115 anos.

Kimura, que viveu em Kyotango, perto de Quioto, no oeste do Japão, tinha sido hospitalizado devido a uma pneumonia, em maio. Estava naquela unidade de saúde, a receber cuidados médicos e em estado muito debilitado. Não resistiu e morreu, nesta terça-feira.

Segundo o livro Guinness, este japonês era desde 17 de dezembro a pessoa mais velha do mundo, depois da morte de uma mulher de Iowa, que contava então, tal como Kimura, 115 anos.

Kimura nasceu em 1897. Foi funcionário dos correios e também agricultor, numa propriedade sua. Aquando do 115.º aniversário, Kimura surpreendeu o mundo ao dizer que estava a aprender Inglês. Pretendia ocupar a mente, porque se sentia bem a fazê-lo.

Este japonês atribuía a sua longevidade à luz do sol. “Estou sempre a olhar para o céu, à procura do Sol”, dissera. Jiroemon Kimura deixa sete filhos, 14 netos, 25 bisnetos e 15 tetranetos. O seu funeral será realizado na sexta-feira.

Este supercentenário passa agora o testemunho a outro japonês, de 115 anos: Misao Okawa, a nova pessoa mais velha do mundo. Okawa nasceu em Osaka, a 5 de março de 1898. O Japão tem mais de 50 mil centenários, de acordo com dados do Governo, apresentados em 2011.

Em destaque

Subir