Mundo

Modelo americana partilha histórias de abuso e assédio sexual a mulheres

Após o recente episódio de agressão e assédio sexual na indústria cinematográfica, por Harvey Weinstein, a modelo americana Cameron Russel decidiu usar o seu perfil de Instagram para expor situações desse género que acontecem dentro do mundo damoda. As publicações retratam o abuso de poder por parte dos homens.

Através da hastag “MyJobShouldNotIncludeAbuse”, à tradução “o meu trabalho não deveria incluir abuso”, a modelo Cameron Russel começou a partilhar histórias angustiantes de abuso sexual que se passam nos bastidores da indústria da moda.

O movimento, impulsionado pelo recente episódio de Harvey Weinstein, teve início quando uma modelo e amiga de Russel apresentou a sua história com o intuito que esta a partilhasse.

A colega da modelo americana teria apenas 15 anos quando foi vítima de abusos por parte de um fotógrafo, que aproveitou o facto da sua madrasta não estar presente.

Russel incentivou a que outras vítimas fizessem o mesmo, anonimamente, “para que a indústria veja o tamanho e alcance desse problema”.

“Falamos sobre o quão difícil é partilhar histórias de assédio. (…) Em muitas situações fui chamada de feminista por relatar palmadas, belisques, pressão para encontros, chamadas e mensagens de teor sexual, etc.”, disse a modelo, acrescentando: “Uma vez que a resposta era ‘estás surpreendida?’ ou ‘isso é parte do trabalho’, eu aguentava. Quando as ofensas eram maiores, torná-las públicas era aterrorizante e exige um nível de exposição e reação ao que já é doloroso e às vezes vergonhoso”.

Desde então, Cameron Russel já recebeu e partilhou mais de 70 histórias de outras mulheres, que podem ser lidas aqui.

 

 

 

Em destaque

Subir