Nas Notícias

Mobilidade não pode implicar distâncias superiores a 60 quilómetros da residência

helder_rosalinoO executivo voltou a atrás na ideia de obrigar os funcionários públicos a um regime de mobilidade geográfica dentro das áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, mesmo que para o efeito esse sistema de mobilidade provocasse deslocações superiores a 60 quilómetros da residência. O limite está definido e não pode superar esta distância.

Hélder Rosalino, secretário de Estado da Administração Pública, compreendeu os argumentos apresentados pelos sindicatos, que rebateram a proposta do Governo, que não colocava limites de quilómetros à mobilidades dos funcionários públicos.

Depois de reunir com os sindicados da UGT, Hélder Rosalino deixou cair essa proposta de submeter os trabalhadores da administração pública a um sistema de mobilidade que implicasse distância superior a 60 quilómetros do local de residência.

A discussão decorreu ao longo de dois dias, entre executivo e sindicatos, sendo que a proposta hoje entregue aos sindicatos coloca esta distância como limite, na mudança de local de serviço dos funcionários públicos, que poderão mudar o local de trabalho, no âmbito do regime de mobilidade.

O Governo recuara na questão dos tetos às indemnizações. No entanto, os limites geográficos da mobilidade geográfica tinham aumentado, nessa nova proposta. Depois da negociação com os sindicatos, o Governo regressa à proposta original, que apenas previa mudanças para serviços no mesmo concelho.

Se essa mobilidade implicasse uma deslocação superior a 60 quilómetros da residência, os trabalhadores teriam o direito de rejeitar a transferência, mediante a apresentação, dentro de um prazo de 10 dias, de uma justificação que comprove sérios prejuízos pessoais. Depois de analisadas pelos sindicatos, as propostas do executivo acabaram por não ir avante.

Em destaque

Subir