Nas Notícias

Ministro da Agricultura promete guerra às plantações de eucaliptos

Capoulas Santos foi ao Parlamento garantir que o Governo não vai aprovar “novas plantações de eucalipto em Portugal”. Só haverá autorizações, acrescentou o ministro da Agricultura, para a transposição de eucaliptais “ecologicamente mal localizados”.

As declarações do governante foram proferidas como resposta a uma interpelação do Partido Ecologista Os Verdes, no âmbito da sessão parlamentar sobre  ‘Floresta e desertificação do mundo rural’.

“Não se autorizarão novas plantações de eucalipto em Portugal”, garantiu Capoulas Santos.

“Entendemos que o que está plasmado no programa do Governo, na sequência da negociação que fizemos então com Os Verdes, no sentido de travar a expansão do eucalipto é possível e necessário e a legislação vai nesse sentido”, argumentou o ministro da Agricultura.

“A única exceção”, acrescentou, será a autorização para “transposição de áreas que estão ecologicamente mal localizadas e que não são economicamente rentáveis, para áreas ordenadas, ecologicamente adequadas e naturalmente mais produtivas”.

Sem “pôr em causa a importância que o eucalipto tem, pelo emprego que representa, pelas exportações que representam”, o governante anunciou que as medidas têm por objetivo “discipliná-lo”, entendo que “é possível, com menos área, ter mais matéria para a indústria”.

Este ‘debate’ entre Capoulas Santos e o PEV surge dois dias após Passos Coelho ter dito que o Governo “não pode ter eucaliptos porque o PEV é contra os eucaliptos”, ‘farpa’ que passou despercebida por causa de uma outra declaração do presidente do PSD.

“O eucalipto é o que menos arde“, afirmou então Passos Coelho, contrariando os especialistas na matéria.

 

Em destaque

Subir