Nas Notícias

Ministério da Educação antecipa exames de matemática para 26 de junho para evitar greve geral

nuno cratoO Ministério da Educação, depois de ter recusado adiar o exame de português devido à greve dos professores, vai antecipar os exames de matemática em um dia para não coincidirem com a greve geral do dia 27. É “a decisão que mais protege os alunos”, garante a tutela, em comunicado.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) que recusou adiar o exame nacional de português para o 12.º ano – alegando não poder “andar a reboque” das greves – anunciou hoje, em comunicado, que vai antecipar os exames de matemática para o nono e sexto anos em um dia. O motivo? Estavam agendados para 27 de junho, dia de greve geral.

Na nota, o MEC adianta que foi confrontado com as hipóteses dos alunos não conseguirem realizar exames ou por falta de transporte para a escola, ou pela falta de professores ou de funcionários, e optou por antecipar os exames em um dia, mantendo os horários previstos: 9h30 para o sexto ano e 14h00 para o nono.

A tutela “responde ao apelo de pais e encarregados de educação e mais uma vez toma a decisão que mais protege os alunos”, refere o comunicado, com o MEC a sustentar que os inconvenientes provocados pela antecipação serão “minimizados”.

Parte das escolas já estava de prevenção para que 26 de junho fosse um dia de exames, pois no secundário foram marcados os de desenho A (09h30), inglês, francês, espanhol e alemão (14h00).

Em destaque

Subir