Mundo

Microsoft associa-se ao ‘Movember’ e lança site que mede bigodes

DR: Csilla Zelko

Os bigodes são parte da cultura dos povos, um sinal dos tempos, uma marca das classes e um símbolo de diferentes movimentos. Mas podem ser algo mais. Podem ser o ponto de união para uma campanha pela defesa da saúde dos homens. E a Microsoft cumpriu a sua parte.

Já representaram uma prova de masculinidade e, em contraponto, um ícone gay – por exemplo, nas décadas de 70 e 80, com os bigodes que se transformaram em imagem de marca dos Village People ou de Freddie Mercury.

Em suma, um bigode é muito mais do que um bigode. E dada a sua relevância merece agora a atenção da Microsoft, que lançou uma aplicação que permite medir o mesmo e classificá-lo.

Disponível em MyMushtache.net, o projeto é da autoria da equipa da Microsoft que compõe o Garage. E não é por acaso que surge no mês de novembro.

Tem como finalidade apoiar a Fundação Movember, cuja missão é consciencializar os homens para a sua saúde. E a forma simbólica de se mostrarem conscientes é deixar crescer os bigodes durante o mês de novembro.

O Movember – palavra que mistura o “moustache” [bigode, em inglês] e “november” [novembro] – é um movimento que tem como finalidade alertar para problemas como o cancro da próstata, dos testículos e também a saúde mental masculina.

Ao abrigo desta campanha, os homens são convidados a deixar crescer o bigode, a partilhar fotografias, a incentivar à realização de exames à sua saúde.

Não, o movimento não se dirige apenas aos homens. As mulheres devem associar-se para apoiar a campanha.

E foi neste âmbito que a Microsoft lança o site MyMushtache.net, que permite medir o bigode, compará-lo com outros, verificar como se posiciona no tamanho médio.

É um modo divertido de alertar as consciências para problemas de saúde sérios. E como tem uma campanha associada, os utilizadores podem rir enquanto ajudam.

Em destaque

Subir