Mundo

Menina agredida por deputado que queria acertar no presidente da Câmara de Atenas

grecia fomeTentou agredir o líder do município de Atenas, mas o deputado Giorgos Germenis acertou numa menina com 12 anos de idade, com um murro na cara. A menina ficou ferida, mas sem gravidade. O Aurora Dourada desmente a agressão, mas há imagens que comprovam o incidente.

O deputado Giorgos Germenis, membro do partido grego Aurora Dourada, de extrema-direita, perdeu a cabeça e tentou agredir o presidente da Câmara de Atenas. Só que não acertou no alvo pretendido e a vítima do murro acabou por ser uma menina de 12 anos, segundo narra a Associated Press.

O incidente ocorreu na tarde de ontem, na capital da Grécia, na praça Syntagma, no seguimento de uma manifestação do Aurora Dourada, partido nacionalista de extrema-direita. A polícia teve de dispersar os manifestantes com recurso a gás pimenta.

O partido nacionalista levava a cabo uma ação de distribuição de comida gratuita pela população, que está a ser fustigada por medidas de austeridade. O deputado Giorgos Germenis estava no local, também a promover uma ação de caridade.

A crise económica está a devastar famílias na Grécia, sendo que o partido Aurora Dourada retira dividendos do descontentamento da população, tornando-se na terceira maior força política do país.

No entanto, os membros do Aurora Dourada são acusados de agredir emigrantes. Depois desta tentativa de agressão ao presidente que acabou numa agressão a uma menina, o autarca de Atenas reagiu.

“A única coisa que estas pessoas conhecem é a linguagem da violência”, disse o presidente da Câmara Giorgos Kaminis, que estava a oferecer prendas a crianças, membros de famílias carenciadas.

O membro do partido de extrema-direita terá aparecido num evento de caridade, organizado pela autarquia. O deputado dos nacionalistas envolveu-se neste incidente e, segundo o autarca, Giorgos Germenis terá tentado, também, usar uma arma, o que a segurança do presidente impediu.

O Aurora Dourada emitiu um comunicado a negar agressões, mas há imagens que comprovam incidentes e uma mãe a fugir com uma menina.

Esta não é a primeira ação de apoio às famílias, numa Grécia que vive momentos críticos, com a fome a atingir famílias que, recentemente, faziam parte da classe média.

Em destaque

Subir