Desporto

Melhor Jogadora do Mundo 2012: Brasileira Marta concorre com dupla norte-americana

marta 1Jogadora brasileira vai tentar ganhar o prémio pela sexta vez. Vencedoras olímpicas tentam conquistar distinção pela primeira vez.

A brasileira Marta e as norte-americanas Alex Morgan e Abby Wambach são as três finalistas na corrida ao prémio de Melhor Jogadora do Mundo 2012, troféu atribuído pela FIFA.

Marta, de 26 anos, vai tentar assim conquistar a distinção pela sexta vez, após vitórias em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. Recorde-se que no ano passado o prémio foi ganho pela japonesa Homare Sawa.

Quanto às norte-americanas, é a segunda vez que Wambach está entre as três finalistas. Em 2011, ficou no terceiro lugar, atrás de Sawa e Marta. Já Alex Morgan é a primeira vez que está numa final desta distinção.

Recorde-se que Wambach e Morgan foram este ano campeãs olímpicas, nos jogos realizados em Londres.

Já quanto ao prémio de Melhor Treinador de Futebol Feminino, estão dois homens e uma mulher entre os três finalistas: Pia Sundhage, técnica que levou os Estados Unidos à conquista dos Jogos Olímpicos em 2008 e 2012, Bruno Bini, selecionador da França (ainda sem títulos), e Norio Sasaki, vencedor do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino em 2011.

A FIFA revela todos os vencedores no próximo dia 7 de janeiro, em Zurique, na Suíça.

Veja aqui os finalistas do prémio de Melhor Jogador do Mundo 2012.

Veja aqui os finalistas do prémio de Melhor Treinador do Mundo 2012.

Veja aqui os golos escolhidos para o prémio de Melhor Golo do Ano.

Em destaque

Subir