Nas Notícias

Medicamentos para vómitos e náuseas podem provocar problemas cardíacos

nauseas 210nauseasA Agência Europeia do Medicamento emitiu um alerta para os efeitos secundários dos fármacos com domperidona, utilizados para casos de vómitos e náuseas. Estes medicamentos devem ser tomados com “restrições” devido aos possíveis efeitos cardíacos adversos.

Os medicamentos com domperidona, uma substância ativa indicada para vómitos e náuseas, podem trazer problemas a nível cardíaco, alertou hoje a Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Em comunicado, o Comité de Avaliação do Risco em Farmacovigilância (PRAC) do regulador comunitário referiu que esses fármacos devem ser tomados com “restrições”, dados os resultados da mais recente revisão de segurança, realizada após um crescendo de casos de efeitos adversos a nível cardíaco.

Essas “restrições”, explica uma nota publicada no site do Infarmed (o regulador português para o setor dos medicamentos), significam que os fármacos com domperidona só devem ser utilizados durante um prazo inferior a uma semana.

São ainda medicamentos exclusivamente indicados para vómitos e náuseas, pelo que “não devem ser utilizados para outras indicações, tais como, distensão abdominal e azia”, aconselha ainda a EMA.

“Estes medicamentos não devem ser utilizados em doentes com insuficiência hepática grave ou moderada, doentes que tenham alterações na atividade elétrica cardíaca ou no ritmo cardíaco ou em doentes que tenham um risco acrescido destes efeitos”, refere o regulador europeu, citado no site do Infarmed.

Em destaque

Subir