Desporto

Maya Gabeira volta a surfar uma onda depois da queda na Nazaré

maya gabeira1surf maya gabeira 600Depois da queda que quase tirava a vida a Maya Gabeira, em outubro, a surfista regressou ao mar com a prancha, para desfrutar da sua maior paixão: o surf. Gabeira colocou um vídeo no Facebook com a primeira onda após o acidente, agradecendo o apoio que recebeu.

Maya Gabeira está de regresso ao mar, cerca de dois meses depois do grave acidente, enquanto surfava uma onda gigante. Este regresso foi gravado e partilhado pelos seus amigos e seguidores do Facebook, rede social onde a brasileira publicou um vídeo, com legenda.

“2014 de volta ao mar. Obrigada a todos pelo apoio. A minha primeira onda, após o meu acidente. Feliz por estar viva para viver mais um dia”, escreveu Maya.

No vídeo, pode ver-se que Maia Gabeira usa uma proteção no tornozelo direito, precisamente aquele que a surfista fraturou na grave queda nas ondas da Praia do Norte.

Recorde-se que Maya Gabeira, de 26 anos, desafiou as ondas da Nazaré, mas uma queda deixou-a inanimada.

As equipas de resgate retiraram a surfista das águas, num salvamento que ficou gravado em vídeo. Maya Gabeira foi transportada para o Hospital de Santo André, em Leiria.

A queda deu-se às 07h15, numa altura em que ondas gigantes chamaram àquela praia dezenas de surfistas – entre os quais Maya Gabeira – e muitos adeptos da modalidade.

Entretanto, a brasileira usou o Facebook para comunicar com os amigos. Maya revela que partiu um tornozelo, mas “nada de mais”. “Estou a recuperar bem. Em breve estarei de regresso”, escreve ainda. A surfista está em observação e deve receber alta em breve.

Maya Gabeira é tetracampeã feminina dos prémios Billabong XXL e está em Portugal há duas semanas, patrocinada pela Red Bull. Tentava superar a sua marca pessoal da maior onda surfada sendo que, com a dimensão das ondas da Nazaré, arriscava a ultrapassar o titular desse recorde: Garrett McNamara.

No entanto, o acidente quase lhe roubou a vida. Veja as imagens do resgate de Maya Gabeira:

https://www.youtube.com/watch?v=q1mMk1rZEi8

A promessa de voltar a surfar foi cumprida no primeiro dia de 2014, com a brasileira a regressar às ondas do mar, já recuperada, mas com uma proteção no tornozelo.

Em destaque

Subir