Apresentações/Novidades

Mary Barra fala do seu primeiro ano à frente da General Motors

MaryBarraTalks115MaryBarraTalks115 600A presidente da General Motors falou esta quinta-feira do seu primeiro ano à frente do construtor norte-americano. Mary Barra mostrou uma contida deceção e satisfação pelos resultados da empresa, que teve que recolher um grande número de automóveis e pick-ups por defeitos de fabrico mas também melhorou os seus problemas em termos de desempenho e problemas de segurança dos veículos.

Barra, que se tornou na primeira mulher a liderar um construtor de automóveis em Janeiro do ano poassado, enfrentou de imediato uma crise, quando a GM esteve ligada a, pelo menos, 42 mortes nas estradas americanas.

Num encontro de uma hora com jornalistas, a CEO da General Motors disse que a crise forçou a empresa a reconhecer rapidamente os seus erros e a resolvê-los, tendo nomeado um novo responsável pela segurança e substituído 15 colaboradores, bem como alterado o processo de desenvolvimento do produto, concentrando-se mais na qualidade e na segurança.

MaryBarraTalks215 600Durante o ano de 2014 a GM fez 84 recolhas em mais de 30 milhões de veículos comercializados, incluindo 2,6 milhões de pequenos modelos chamados às suas oficinas devido a problemas na ignição, que desligava os motores sem aviso. O problema desligava também a direção assistida, os travões e os airbags.

A General Motors foi obrigada a admitir que sabia do problema há mais de uma década antes de ordenar a recolha dos carros. E isso valeu-lhe uma multa de mais de 42 milhões de euros, bem como uma investigação por possível responsabilidade criminal.

Mary Barra diz que a GM diz que fornecerá todos os dados sobre as recolhas às autoridades, embora não tenha dito se irá aceitar as multas ou penas criminais para os executivos responsáveis por terem escondido os defeitos de segurança.

Em destaque

Subir