Nas Notícias

Lusófona será auditada, mas não por ‘culpa’ da licenciatura de Relvas

nuno_crato_1Gabinete do Ministério da Educação e da Ciência diz ao DN que é “normal” uma auditoria à Universidade Lusófona, ainda que esse procedimento não tenha relação com a licenciatura do ministro Miguel Relvas, caso que já provocou a demissão do reitor. A Inspeção Geral da Educação e Ciência vai bater à porta da Lusófona, tal como o faz a todas as instituições de ensino superior. Passos Coelho acha bem e fala em “cultura de exigência”, mas volta a não comentar a formação académica de Relvas.

De acordo com o gabinete do ministro Nuno Crato, em declarações ao Diário de Notícias, o Ministério da Educação e Ciência encara com normalidade uma auditoria à Universidade Lusófona. “É natural que a Universidade Lusófona seja em breve novamente auditada”, revela o ministério.

Nuno Crato lembra que houve ordens da Inspeção Geral do Ensino Superior, em 2009, para que se procedesse a essa auditoria à Lusófona, no âmbito de um procedimento que é levado a cabo em todas as instituições de ensino superior.

No entanto, a análise não tem relação com o caso Miguel Relvas, que não provocará qualquer diligência por parte do Ministério da Educação e da Ciência. Nuno Crato considera que o assunto está encerrado e recusou-se, recentemente, a tecer comentários, por se tratar de um caso que envolve um colega de Governo.

Já está em curso, durante o ano de 2012, um ciclo de auditorias, de acordo com o DN, sendo que a Universidade Lusófona deve ser auditada pelo Ministério da Educação e da Ciência.

A Inspeção Geral da Educação e Ciência vai bater à porta da Lusófona, sendo que os processos das licenciaturas de Miguel Relvas e de outros 88 estudantes poderão ser averiguados.

Apesar de tudo, o Governo continua a revelar um discurso de proteção relativamente a Relvas. Apesar de defender que a auditoria na Lusófona “é bem-vinda e aumenta a cultura de exigência”, o primeiro-ministro, que falava em Paços de Ferreira, evitou comentários sobre a licenciatura do ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

Em destaque

Subir