Nas Notícias

Luna, a bebé que recebeu cinco órgãos durante um só transplante

luna 210lunaEm apenas uma intervenção, uma bebé recebeu o transplante de cinco órgãos, em Espanha. Devido a uma doença congénita, Luna ‘ganhou’ os intestinos grosso e delgado, o cólon, o fígado e o pâncreas. Com quase 1 ano de idade, a menina continua a recuperar e a sorrir.

A bebé Luna é a protagonista de um dos mais recentes ‘milagres da medicina’, realizado em Espanha.

Devido a uma doença congénita, a menina nasceu com o aparelho digestimo praticamente ‘estragado’. Com ainda poucos dias de vida, já o intestino grosso tinha-se rompido em dois.

Natural de Culera, em Valência, Luna passou de Saragoça, onde os cirurgiões tentaram reconstituir partes dos órgãos, para o hospital La Paz (Madrid), a única unidade em Espanha dotada de meios para realizar vários transplantes em crianças.

A 16 de dezembro, com 7 meses de idade, a bebé recebeu, na mesma intervenção cirúrgica, cinco órgãos: o intestino delgado, o intestino grosso, o cólon, o fígado e o pâncreas.

Os órgãos tinham sido recolhidos de uma criança que falecera.

A recuperação tem sido positiva e Luna, agora com 10 meses, volta a sorrir para a vida.

A história e a fotografia estão a ser divulgadas pela NUPA, a associação que apoia as crianças vítimas de problemas no aparelho digestivo e as famílias.

“Foi um caminho tortuoso e muito duro, mas agora começamos a ver a luz”, afirmou Bernardo o pai de Luna.

Em destaque

Subir