Tecnologia

Liu Yang, a primeira mulher astronauta chinesa no espaço

liu_yang_china_1Já decorre este sábado a missão chinesa, que visa acoplar a nave ‘Shenzhou-9’ à estrutura principal já presente no espaço, ‘Tiangong-1’, que se encontra em órbita desde setembro.

Pela primeira vez na história espacial, a China envia uma mulher astronauta para o espaço. Liu Yang (33 anos), juntamente com Liu Wang e Jing Haipeng, vai ajudar na difícil tarefa de acoplar a nave ‘Shenzhou-9’ à estrutura principal, ‘Tiangong-1’.

A missão vai durar um total de 13 dias e faz com que a China dê mais um passo no seu principal objetivo, construir uma estação espacial à semelhança dos Estados Unidos e da Rússia. O governo chinês compromete-se a fazê-lo nos próximos oito anos.

A nave ‘Shenzhou-9’ iniciou este sábado a sua viagem junta ao foguetão ‘Marcha-2 F’, que partiu da base de Jiuquan, eram cerca de 11h30 em Lisboa. A estação ‘Tiangong-1’, a ser construída, encontra-se a cerca de 350 quilómetros do planeta Terra.

A China torna-se assim na terceira nação a enviar uma mulher ao espaço, depois de Estados Unidos e Rússia. Esta é a quarta missão tripulada chinesa, a primeira foi há nove anos (2003).

Em destaque

Subir