Nas Notícias

Lipoaspiração: Gordura regressa ao fim de um ano noutras partes do corpo

Pesquisa divulgada no The New York Times revela que a lipoaspiração é uma técnica clinicamente inútil, com efeitos de eliminação de gordura por um curto período de tempo. Um ano depois, a gordura está de regresso, noutras partes do corpo e… desaparece o ‘elixir da elegância’.

Um estudo surpreendente, desmistificador e até chocante: ‘vendida’ há 40 anos como o segredo para a elegância mágica, a lipoaspiração não é mais do que uma operação sem qualquer vantagem para quem se submete a esta cirurgia plástica.

É uma das mais populares operações estéticas, alegadamente sem efeitos secundários. É uma espécie de ‘elixir da elegância’, recomendada por alguns médicos, capaz de moldar o corpo, ideal para retirar aquela gordura em excesso, “demasiadamente teimosa” para remover com recurso a dietas ou a exercício físico.

Assim se vende a lipoaspiração: uma forma simples de perder peso e recuperar o corpo escultural que a gordura transformou. Mas acaba de ser publicado um estudo no prestigiado jornal The New York Times que não recomenda esta cirurgia, uma vez que a gordura retirada regressa ao corpo cerca de um ano depois.

Apresenta-se como a solução miraculosa, graças a imagens que mostram o antes (um corpo deformado pela gordura, sem beleza) e o depois (o desenho escultural da mais bela forma física).

Mas, segundo este estudo – realizado por médicos da Universidade do Colorado –, a imagem do pós-lipoaspiração acaba por ser ‘efémera’ (dentro de aspas, porque um ano não é um período instantâneo, mas acaba por ser muito pouco tempo para quem se sujeita a uma intervenção cirúrgica de efeitos duradouros…).

A gordura retirada de uma lipoaspiração regressa apenas um ano depois de ser aspirada, não na zona de onde foi retirada, mas noutras zonas do corpo (em torno dos ombros, por exemplo). A Sociedade Americana para a Cirurgia Plástica Estética fez uma vénia a esta investigação, manifestando a sua surpresa.

“Não se pode enganar a Mãe Natureza”, resume Rudolph Leibel, da Universidade de Columbia. A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que remove a gordura que se encontra por debaixo da pele.

Em destaque

Subir