Desporto

Liga Europa: FC Porto reencontra Nápoles, Benfica espera o Tottenham

liga europa benficaliga europa porto Um empate sofrido permitiu ao FC Porto corrigir o resultado da primeira mão e qualificar-se para os oitavos de final da Liga Europa, nos quais vai reencontrar o Nápoles. O Benfica confirmou a superioridade sobre o PAOK e tem como próximo adversário o Tottenham.

Um empate a três golos, arrancado com mais alma do que engenho, permitiu ao FC Porto corrigir o resultado da primeira mão e eliminar o Eintracht Frankfurt da Liga Europa.

Num jogo que não se disputou em Leverkussen, ao contrário do que antecipara Paulo Fonseca, os dragões estiveram a perder 2-0, mas Mangala justificou o interesse do Manchester City com dois golos. Depois dos alemães marcarem o terceiro, o argelino Ghilas apontou o 3-3.

Com a passagem aos oitavos de final o FC Porto vai reencontrar o Nápoles, que defrontou ainda na pré-temporada.

Nesse encontro, a contar para um torneio organizado pelo Arsenal, os comandados de Paulo Fonseca derrotaram os italianos por 3-1. O Nápoles, que ontem afastou os ingleses do Swansea, até tinha marcado primeiro, mas o FC Porto deu a volta e, registe-se, com um dos golos a ser marcado por Ghilas.

Tottenham, mas sem Villas Boas

O Benfica confirmou a superioridade que já tinha demonstrado na Grécia e, a jogar em casa, ‘despachou’ o PAOK com um resultado esclarecedor: 3-0.

Os golos foram apontados nos últimos minutos. O triunfo das águias começou a ser consumado quando o ex-benfiquista Katsouranis ceifou o isolado Lima, vendo o correspondente cartão vermelho.

Na transformação desse livre, Gaitan abriu o marcador, que seria ampliado por Lima e fechado por Markovic.

O próximo adversário, a contar para os oitavos de final da Liga Europa, é o Tottenham. A formação inglesa, que começou a época treinada por André Villas Boas, tinha perdido a primeira mão, na Ucrânia, mas ontem afastou o Dnipro com um resultado agregado de 3-2.

Paulo Sousa de fora

Nos outros jogos, destaca-se a pesada derrota do Maccabi Telavive em Basileia. A formação orientada por Paulo Sousa nao conseguiu dar sequência ao empate caseiro, perdendo por 3-0 na Suíça

O resultado mais surpreendente da ronda foi o empate, a três golos, do Ludogorets Razgrad perante a Lazio. Os búlgaros haviam ganho em Itália por 1-0 e estavam afastados aos 88 minutos quando Juninho Quixadá, que entrara quatro minutos antes, igualou o marcador e devolveu a vantagem ao Ludogorets.

Oitavos de final

FC Porto – Nápoles

Basileia – Salzburgo

Ludogorets Razgrad – Valência

Tottenham – Benfica

AZ Alkmaar – Anzhi

Lyon – Viktoria Plzeň

Sevilla – Bétis

Juventus – Fiorentina

Em destaque

Subir