Desporto

Liga Europa: Benfica e FC Porto reforçam candidatura à vitória

liga europa 2liga europaBenfica e FC Porto conseguiram duas vitórias (1-0) diante do AZ Alkmaar e Sevilha, respetivamente, e deram um passo importante rumo às meias-finais da Liga Europa. Juventus e Basileia são as duas equipas melhor colocadas para esta fase da prova.

Com o mesmo resultado, Benfica e FC Porto mostraram à Europa que há em Portugal dois candidatos ao triunfo na Liga Europa, ainda que a Juventus (grande favorita) e o Basileia (o 3-0 diante do Valência parece ter resolvido a eliminatória) tenham argumentos de peso.

O Benfica foi à Holanda quebrar um jejum de mais de 40 anos. A equipa de Jorge Jesus venceu por 1-0, com golo de Salvio e uma exibição muito segura – melhor na segunda parte, onde o AZ foi pouco mais que inócuo.

Já o FC Porto recebeu o Sevilha e ganhou pelos mesmos números, com um golo de Mangala após uma trivela genial de Quaresma. Os dragões ainda tiveram duas bolas no poste e perderam Jackson Martínez e Fernando para a segunda mão, em Sevilha.

O avançado colombiano viu um cartão amarelo que o impede de jogar, enquanto o luso-brasileiro foi admoestado duas vezes no mesmo minuto, sendo expulso.

São duas baixas de vulto para o jogo decisivo, pelo que a missão dos dragões não está tão facilitada como a do Benfica – apesar de os encarnados terem perdido Ruben Amorim, que se lesionou no tendão de Aquiles e tem a época em risco.

Mas as duas equipas portuguesas estão bem colocadas na Liga Europa. Não tão bem, se calhar, como o Basileia, que goleou o Valência por 3-0 e tem a questão aparentemente resolvida. A equipa suíça nunca foi vista como candidata, mas tem feito um percurso imaculado.

A Juventus é olhada como o gigante da prova e também confirmou o favoritismo, com uma vitória por 1-0 em Lyon. A 10 de abril, disputam-se as quatro partidas da segunda mão.

Em destaque

Subir