Desporto

Liga dos Campeões: Ingleses, espanhóis, franceses e alemães no caminho português

mourinho 210 As três equipas portuguesas na Liga dos Campeões vão enfrentar formações dos principais campeonatos europeus, mas o sorteio não foi tão mau como inicialmente aparentou. FC Porto é de longe o favorito, Benfica também o é apesar do Mónaco e o Sporting, apesar do Chelsea de Mourinho, não se deve assustar com o Schalke.

FC Porto e Benfica não se podem queixar do azar, o Sporting dificilmente podia ter melhor sorte. O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões, realizado há instantes no Mónaco, colocou adversários de dificuldade muito variada no caminho das equipas nacionais, mas todas têm boas hipóteses de seguir em frente. Só faltou mesmo sair uma formação italiana, o que foi positivo, pois o Roma estava no pote 4…

Começando pelo Sporting, que à partida teria os adversários mais temidos (por estar no pote 3, enquanto Benfica e FC Porto eram cabeças de série), destaca-se de imediato a presença do Chelsea de José Mourinho, no Grupo G.

Se os ingleses do ‘happy one’ são os candidatos naturais ao primeiro lugar, os leões têm excelentes hipóteses de discutir o apuramento para a fase a eliminar com o Schalke 04, da Alemanha. Desde que se tenha cuidado com o Maribor, da Eslovénia, para evitar surpresas…

Da Alemanha vem também um dos adversários do Benfica, no grupo C. O Bayer Leverkusen é uma equipa de boa memória para os encarnados, que certamente estão mais preocupados com o quarto nomeado: o Mónaco de Leonardo Jardim, João Moutinho e Ricardo Carvalho.

O Benfica é o favorito, mas o Zenit de André Villas-Boas também está entre os adversários sorteados. Witsel vai regressar à Luz numa formação russa em que Hulk continua a ser ‘incrível’, especialmente quando tem o apoio do português Danny.

Falta o FC Porto, que ficou com um dos menos desejados do pote 3, o Athletic de Bilbau. A formação espanhola é muito complicada quando atua em casa e, para chegar à fase de grupos, teve de afastar os italianos do Nápoles.

De resto, os dragões têm dois adversários que assustam mais pela distância do que pelo prestígio futebolístico: o Shakhtar Donetsk, numa região da Ucrânia em guerra civil, e o Bate Borisov, da Bielorrússia.

O campeão europeu Atlético de Madrid ficou emparelhado com Juventus, Olympiacos e Malmöe, enquanto o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Fábio Coentrão e Pepe defronta Basileia, Liverpool e Ludogorets.

Arsenal e Borussia de Dortmund são os grandes candidatos num grupo com Galatasaray e Anderlecht, tal como Barcelona e PSG perante Ajax e Apoel.

Falta o grupo da morte, o E, que junta o todo-poderoso Bayern de Munique, o Manchester City à procura da consagração internacional e uma equipa italiana para dificultar as previsões, o Roma. Em comum, esta troika terá uma longa deslocação até à Rússia para jogar em casa do CSKA de Moscovo.

Em destaque

Subir