Fórmula 1

Lewis Hamilton vence GP do Japão e fica mais perto do título

Lewis Hamilton ficou mais perto do título de Fórmula 1 ao vencer o Grande Prémio do Japão, disputado este domingo em Suzuka, onde Sebastian Vettel não foi além da sexta posição.

O britânico da Mercedes dominou por completo a corrida tirando bom partido de largar da ‘pole position’ – a 80ª da sua carreira – para garantir a sua sétima vitória da época e 71ª da sua carreira, aproximando-se do quinto título mundial.

A atuação de Hamilton contrastou com a do seu rival no campeonato, Sebastian Vettel, que depois de arrancar de nono se envolveu num toque em Max Verstappen que acabou por ditar o seu atraso inicial. O alemão da Ferrari teve de realizar uma recuperação que o levou apenas à sexta posição, cortando a meta atrás do seu companheiro de equipa Kimi Raikkonen, apesar de ter conseguido a melhor volta da corrida. Isso faz com que Vettel esteja agora a 67 pontos de Hamilton no campeonato.

O finlandês da Ferrari pode-se queixar da sua falta de sorte, já que no começo da corrida foi empurrado para fora da pista por Max Verstappen. O que valeu ao holandês da Red Bull cinco segundos de penalização no seu tempo final. Isto apesar de na fase final ter forçado o andamento e ter terminado a corrida no último lugar do pódio e a pressionar Valtteri Bottas, que contribuiu para mais uma ‘dobradinha’ Mercedes mas não se livrou de um susto quando cometeu um erro e fez uma incursão por fora da pista.

Daniel Ricciardo, penalizado pelos problemas que teve na qualificação que o obrigaram a partir do meio da grelha, realizou uma boa recuperação logo no começo da corrida, que lhe permitiu terminar na quarta posição, aproveitando os percalços dos dois pilotos da Ferrari.

Sergio Perez foi o melhor dos ‘outros’, após uma prova onde rodou sempre nos pontos. O sétimo posto foi uma boa recompensa para a consistência do mexicano da Force India, que no final terminou diante de Romain Grosjean, no único Haas a concluir a corrida, já que Kevin Magnussen seria vítima de um toque de Charles Leclerc, num dos poucos erros cometidos esta época pelo monegasco da Sauber.

Quem evitou percalços foram Esteban Ocon e Carlos Sainz Jr para completarem o lote dos pilotos que terminaram a prova nipónica nos pontos.

O ‘circo’ da Fórmula 1 ruma agora para os Estados Unidos, para dentro de duas semanas disputar o Grande Prémio norte-americano em Austin (Texas).

Classificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes)

2º Valtteri Bottas (Mercedes) + 12,919s

3º Max Verstappen (Red Bull) + 14,295s

4º Daniel Ricciardo (Red Bull) +19,495s

5º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 59,998s

6º Sebastian Vettel (Ferrari) + 1m09,873s

7º Sergio Perez (Force India) + 1m19,379s

8º Romain Grosjean (Haas) + 1m27,198s

9º Esteban Ocon (Force India) + 1m28,055s

10º Carlos Sainz Jr (Renault) + 1 volta

Em destaque

Subir