Tecnologia

Klik: Reconhecimento facial chega ao iPhone

klik_1Aplicação faz a ‘ponte’ entre o aparelho e o Facebook, identificando automaticamente os seus amigos. No iPhone, é depois possível ver apenas as fotografias onde determinada pessoa aparece.

Já é algo presente nas máquinas fotográficas, que identificam caras na hora de tirar a foto, e nas redes sociais, como o Facebook, onde já pode ‘taggear’ os seus amigos. Porém, uma nova aplicação para iPhone leva tudo isto para um novo nível.

Chama-se Klik, é lançada pela face.com, uma empresa especializada em software de reconhecimento facial, e é uma aplicação que lhe permite identificar pessoas a partir das fotografias que tira com o seu iPhone.

A aplicação funciona em ‘parceria’ com o Facebook. Após fazer a ‘ponte’, basta ter a pessoa que está na fotografia no seu grupo de amigos na rede social e o Klik faz o resto. Esta ligação é logicamente obrigatória, ou seja, caso não sejam amigos no Facebook, apenas poderá colocar o nome de forma manual, ou uma pequena descrição.

Outra das vantagens pode ser a organização das fotografias, ou seja, podemos selecionar no iPhone que apenas queremos ver fotos onde determinado amigo aparece.

Gil Hirsch, presidente da face.com, acredita que esta aplicação vem ajudar em situações onde há muita gente desconhecida: “Tiram-se muitas fotografias a muitas pessoas que não se conhece”, refere.

O lançamento da Klik está, como já era esperado, a ser acompanhado de algumas críticas, referentes a questões de privacidade. Hirsch afirma que não há razão para qualquer preocupação: “Fica tudo no telemóvel e a pessoa só é identificada caso seja sua amiga no Facebook. Andar na rua a identificar desconhecidos não é possível com o Klik”, sublinha.

Saiba mais aqui.

Em destaque

Subir