Nas Notícias

Jovens desmistificam a diabetes no Dia Mundial da Alimentação

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) organiza, no dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, uma sessão de esclarecimento sobre o papel da nutrição na diabetes. A iniciativa – que decorre na Escola Profissional Profitecla, no Porto, a partir das 9h30 – está inserida no projeto ‘AJDP nas Escolas’, sendo que esta sessão é dirigida aos alunos do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde.

O projeto ‘AJDP nas Escolas’ foi criado em 2009 com o objetivo de informar sobre a diabetes e o impacto que esta condição pode ter na vida das pessoas.

Neste sentido, a associação e os seus voluntários organizam sessões de esclarecimento em escolas de todo o país para debater temas relacionados com a diabetes (tipo 1 e tipo 2) como a importância da alimentação e nutrição, o impacto do desporto e exercício físico, ou os principais mitos associados a esta condição.

Carlos Neves, presidente da AJDP, refere que “estas sessões são fundamentais para dar a conhecer às pessoas e, principalmente, aos jovens a diabetes e a importância de uma alimentação saudável e equilibrada”.

“Os hábitos alimentares estão diretamente relacionados com o controlo diabetes. É essencial alertar que a diabetes tipo 2, provocada maioritariamente pela má alimentação e rotinas sedentárias, tem aumentado entre os jovens e pode ser prevenida”, avisa.

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas deixa de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem.

A diabetes tipo 2, mais predominante, é caraterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal 13 por cento dos indivíduos têm diabetes, embora quase metade dos casos não estejam diagnosticados (5,7 por cento).

Em destaque

Subir