Desporto

Jovens com diabetes angariam fundos para participar no Europeu de futsal

A equipa portuguesa de futsal composta por jovens com diabetes tenta participar no Campeonato da Europa da modalidade, que se realiza. Mas precisa da sua ajuda. Quer juntar-se a esta causa?

Para concretizar o sonho de participar no Campeonato Europeu de futsal para pessoas com diabetes a equipa portuguesa de futsal, DiabPT United, composta inteiramente por jovens com diabetes, lança um projecto para angariação de fundos.

O Campeonato decorre em Cluj-Napoca, na Roménia, entre os dias 19 e 26 de julho, e a equipa apela à contribuição de todos para que Portugal se faça representar.

A equipa DiabPT United criou um projeto de Crowdfunding para angariar os fundos necessários à participação da equipa neste Campeonato europeu, nomeadamente com as despesas de viagem, dos treinos de preparação para o torneio e do material de divulgação e promoção da equipa.

Carlos Neves, presidente da Associação de Jovens diabéticos de Portugal (AJDP) e membro da equipa, refere que “se cada pessoa contribuir com um pequeno apoio, juntos conseguimos dar força à equipa Portuguesa” e salienta que “este torneio é mais do que uma competição é, também, uma forma de quebrar o mito de que a diabetes é uma barreira para a prática desportiva”.

Portugal participou neste torneio pela primeira vez em 2013 e alcançou em duas edições lugares de destaque. Neste momento a equipa está em fase de preparação para o campeonato de 2015, com a realização de treinos semanais.

Alexandra Costa, Coordenadora do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA) refere que “a DiabPT United, para além dos objetivos desportivos, reforça a importância de não olhar para a diabetes como barreira social, ou seja, combater a discriminação que existe ainda para com as pessoas com diabetes.”

Esta equipa pretende provar que a diabetes não constitui uma barreira para alcançar sonhos.

O projeto de angariação de fundos foi resumido neste vídeo, que conta com a participação de Nuno Markl.

Em destaque

Subir