Insólito

Jovem nasceu com 900 gramas, alimenta-se de 15 em 15 minutos e pesa 26 quilos

jovem magraLizzie Velásquez, uma norte-americana de 23 anos, come de 15 em 15 minutos, cerca de 60 vezes por dia, mas pesa apenas 26 quilos. Os médicos suspeitam de que Lizzie padece de um síndrome raro. Não tem tecido adiposo e não é capaz de engordar.

São números impressionantes de uma mulher que come em quantidade assinalável, ainda que em porções reduzidas, e que não consegue engordar. Lizzie Velásquez come 60 vezes por dia, desde batatas fritas a chocolates, passando por pizzas, bolos, gelados, entre outros alimentos que engordam.

Acontece que Lizzie Velásquez – que mora na cidade de Austin, no Texas – não tem tecido adiposo e não é capaz de engordar. Sobe à balança e, apesar de adotar uma dieta que tornaria qualquer pessoa obesa, não pesa mais do que 26 quilos.

Segundo suspeitam os médicos, Lizzie padece de um síndrome raro, faz com que as pessoas nasçam sem tecido adiposo, ou seja, não têm gorduras e não conseguem engordar.

A sua dieta alimentar (comer pouco muitas vezes) é determinada pela doença. Se não o fizer, corre risco de vida. “Tenho de manter os níveis de energia”, justifica a jovem. Por dia, Lizzie Velásquez ingere cerca de 8000 calorias, mas sempre que sobe à balança, não há nada de novo… E sempre que verifica que tem mais 500 gramas, celebra essa conquista. “Peso-me continuamente e emociono-me se engordo meio quilo”, conta.

Lizzie, que tem 1,57 metros, é acusada de ser anorética, o que não corresponde à verdade. A sua história de vida tem outros números impressionantes… Nasceu com 900 gramas. Contra todas as previsões, sobreviveu, quando os médicos pensavam que o seu destino estava traçado. A mãe, Rita Velásquez, revela que “ninguém acreditava que Lizzie pudesse sobreviver”.

Em destaque

Subir