Mundo

Jornalista desaparece em reportagem num submarino que se afundou

Uma jornalista desapareceu em serviço num naufrágio que pode ter sido intencional. Kim Wall fazia uma reportagem sobre o submarino de Peter Madsen. Este engenheiro foi resgatado com vida, enquanto o corpo da jornalista desapareceu…

O caso tem sido revelado (na medida do possível) lentamente ao longo do fim de semana, depois de, na sexta-feira, o namorado de Kim Wall ter relatado o desaparecimento desta.

Na última vez que foi vista, a jornalista sueca entrou para o submarino UC3 Natilus na companhia de um engenheiro que desenvolvera algumas modificações ao aparelho, Peter Madsen, num porto em Copenhaga (Dinamarca).

A partir daí, o mistério adensa-se. Peter Madsen foi resgatado por uma embarcação privada, perto da baía de Koge (perto da ilha de Drago), mas estava sozinho. Alegou que o UC3 Natilus se afundou, alegadamente devido a um problema no compartimento que armazena água para estabilizar o submarino.

“Estava a testar algumas coisas e aconteceu algo com o tanque de lastro”, afirmou o engenheiro, em declarações à imprensa dinamarquesa.

De Kim Wall, nem sinal. Segundo Peter Madsen, afundou-se com o submarino…

Só que o UC3 Natilus, encontrado a sete metros de profundidade e a cerca de sete quilómetros da costa, foi arrastado para terra e não havia qualquer corpo no interior.

 

O homem encontra-se em prisão preventiva por suspeita de homicídio, “de forma desconhecida”, e ocultação de cadáver.

Em destaque

Subir