Criação não é totalmente inovadora mas tem dado que falar nos últimos dias. Ideia surgiu de quem está habituado a passar horas à frente do Excel. Afinal, o programa de cálculo da Microsoft pode ser até algo divertido.
O Microsoft Excel faz parte da vida de muitos. O programa de cálculo matemático foi criado há vários anos e hoje é presença assídua no ecrã de vários profissionais.
Mas se pensa aquelas colunas chatas de números e fórmulas só lhe dão dores de cabeça, pode ser que mude de opinião.
Cary Walkin, um revisor oficial de contas, por isso bem habituado a líder diariamente com o Excel, decidiu levar a ‘coisa’ para outro nível.
Chama-se Arena.Xlsm e é um jogo dentro do Excel. Sim, isso mesmo. Cary foi criando a ‘jogatina’ nos tempos livres, ao longo de quatro meses.
Quanto a características, logicamente que não é dotado de HD nem gráficos em 3D. Som também não existe, mas na verdade a história dos videojogos, sobretudo a década de 80, também nos fez perder horas com títulos que hoje ainda nos deixam nostálgicos.
A grande vantagem é que não precisa de grande capacidade no seu computador para rodar este jogo. Qualquer máquina que aguente o Excel 97 serve. Segundo Cary, também pode rodar na versão 2010 e 2013.
O Arena.Xlsm, que pode ser descarregado no blogue oficial de Cary, é um RPG, ou Role-Playing game, ou ainda jogo de interpretação de personagens em Português, e há muito a fazer para chegar ao fim.
Conta Cary que existem quatro finais diferentes. Até lá, é possível encontrar cerca dois milhares de inimigos.
Clique aqui para saber mais sobre o Arena.XLsm.
Esta não é a primeira vez que alguém inventa algo realmente incrível no Excel. Em junho de 2011 demos-lhe a conhecer o Excellbook, que lhe permite ‘andar’ pelo Facebook sem nunca sair do Excel.