Motores

João Paulo Rebelo ‘embaixador’ da Motonáutica

A Gala da Federação Portuguesa de Motonáutica serviu, entre outras coisas, para nomear João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, ‘embaixador’ da modalidade.

O Auditório Mor da Cidade do Futebol transformou-se num plano de água com lotação esgotada. Uma noite onde Paulo Ferreira, presidente da FPM, agradeceu a todos os envolvidos na motonáutica, que “ajudam a construir esta nova era” da Federação a que preside, “desde as instituições públicas e seus dirigentes”, passando pelos patrocinadores.

Apelou ainda “à unidade de todos quantos pertencem à Motonáutica para que possamos continuar o nosso trabalho em prol do desenvolvimento das modalidades, principalmente no reforço da qualidade dos serviços e das provas e, em especial, da formação de jovens atletas e pilotos, para assim garantirmos o futuro”.

Não escondendo “a felicidade” que sente por ver o recinto cheio, Paulo Ferreira afirmou que a modalidade pode contar com o seu empenho, enfatizando: “Só unidos seremos mais fortes e tornaremos a Motonáutica novamente uma referência no desporto nacional”.

Foi das mãos do Presidente da Federação Portuguesa de Motonáutica que João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, recebeu a chancela de Embaixador da Motonáutica, nos momentos que antecederam o seu discurso que, por sua vez, encerrou a Gala, naquele que foi um dos momentos altos da cerimónia.

Pelo palco desfilaram dezenas de pilotos e atletas, para receberem a sua merecida consagração, pelos títulos ou presenças nos pódios finais dos campeonatos de Aquabike 2017 e 2018, bem como das modalidades de Ski Náutico/Wakeboard, Barcos e Fórmula Futuro, no que concerne aos campeonatos da época que agora chega ao seu fecho.

Entre os momentos altos da noite estiveram a apresentação da campanha europeia Start to Talk e do barco solar SR02, nova aposta do projeto Técnico Solar Boat.

A campanha Start to Talk é dinamizada a nível europeu pelo Conselho da Europa e promovida em Portuga, pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, com organização do Instituto Português Juventude e Desporto (IPDJ), tendo a FPM aderido prontamente à iniciativa.

Depois foram 11 magníficos estudantes integrantes do projeto Técnico Solar Boat a subir ao palco para receber o Prémio Inovação 2018 da FPM e apresentarem oficialmente o barco solar SR02, nova “montada” para competir em 2019.

Assume-se como um passo ambicioso, com os estudantes a darem agora a conhecer todo o árduo trabalho de investigação e desenvolvimento que conduziu à construção de um barco com um design novo, mais leve, mais eficiente e mais rápido.

A noite reservou ainda um momento para a entrega dos Prémios Prestígio. Entre eles, destaque para os que premiaram as novas ‘fornadas’ de atletas. O Prémio Revelação destacou Pedro Moura, Jr e Benedita Pais entre os jovens “lobinhos do mar” da Fórmula Futuro. Bernardo Mira foi o distinguido nos Barcos.

Já Manuel Leite, Lino Araújo e Miguel Martins foram os galardoados no Aquabike, enquanto Sara Sousa merecia igual distinção no Ski Náutico. Matteo Valente recebeu o prémio Júnior do Ano, enquanto Duarte Benavente via toda a sua carreira premiada com o Prémio Piloto F1 e Filipe Filipe recebia a distinçãoo como Piloto Internacional do Ano.

Mário Garcia foi o Treinador do Ano de Aquabike, com Luís Miguel Ribeiro a receber o galardão de Diretor do Ano de F1 Powerboat. A nível nacional, foi Frederico Jorge a ser distinguido como Diretor de Prova do Ano. Por sua vez, Miguel Valente subiu ao palco para receber o Prémio Comissário Internacional do Ano.

Entre as organizações, foram distinguidas a Câmara Municipal de Penafiel como Organizadora do Ano de Provas de Aquabike, cabendo ao Clube Náutico da Figueira da Foz erguer o troféu referente a Organizador do Ano de Fórmula Futuro.

Mais partilhadas da semana

Subir