Motores

João Novo ‘limpa’ provas dos Legends em Trás-os-Montes

João Novo pode até não ter conseguido a ‘pole-position’ para a prova do Campeonato Nacional de Legends integrada no 48º Circuito Internacional de Vila Real, mas nas corridas não perdoou, fazendo valer a potência do Ford Sierra RS 500 para se impor nos dois confrontos.

Vasco Barros facilitou em boa medida a vida a João Novo, mas a mecânica do Mercedes 190 DTM não colaborou e assim sendo foi impossível confirmar em competição o favoritismo evidenciado na qualificação.

A primeira corrida foi mais curta do que o esperado, com duas intervenções do ‘safety car’ a limitarem a acão em pista. João Novo surpreendeu Vasco DTM no arranque e passou para a frente com o BMW E36 M3 de Paulo Sousa logo a seguir. Na terceira volta, o ‘safety car’ entra pela primeira vez (avaria em pista) numa altura em que Vasco Barros já tinha passado para o segundo posto.

No reinício, João Novo voltou a ser o mais rápido e foi seguido por Vasco Barros, Paulo Sousa, Paulo Mendes (Citroën Saxo Cup) e José Meireles (Toyota Carina E).

À quinta volta o ‘safety car’ voltou a entrar no circuito (despiste). João Novo manteve o comando mas desta feita Paulo Sousa, Pedro Alves (Citroën Saxo Cup) e Paulo Mendes seguiam o Sierra RS500, depois de Vasco Barros rumar às boxes com um problema mecânico no Mercedes.

Quatro voltas mais tarde o principal ponto de interesse era o duelo entre Alves e Mendes pelo último lugar do pódio. Na última volta da corrida, estes dois pilotos conseguiram passar o BMW de Sousa, que assim desceu ao quarto lugar.

João Novo (que também foi o autor da volta mais rápida), Pedro Alves e Paulo Mendes formam o pódio final, enqyanto absoluto desta Corrida 1, com Tito Gomes (BMW) a ser o melhor da categoria Especial, Luís Delgado e Manuel Fernandes a vencerem entre os FEUP3 e Filipe Marques a triunfar no FEUP2.

Já a segunda foi mais previsível do que a primeira, já que João Novo manteve o comando no arranque e depois só teve oposição do BMW de Paulo Sousa nas primeiras duas voltas. Nessa fase, Pedro Alves ganhou vantagem sobre Paulo Mendes e os dois Citroën Saxo Cup conseguiriam mesmo passar Paulo Sousa. Mais tarde, Vasco Barros volta a abandonar com problemas no Mercedes 190 DTM, depois de uma recuperação nas primeiras voltas.

Com as primeiras posições do pódio, surge uma bandeira vermelha à nona volta (devido a despiste) que interrompe a corrida numa altura em que João Novo, Pedro Alves e Paulo Mendes ocupavam os lugares do pódio, tal como na primeira corrida. Paulo Sousa conseguiu manter o quarto lugar, na frente da carrinha Volvo 850 de Nuno Figueiredo. Tito Gomes (categoria Especial), Luís Delgado/Manuel Fernandes (FEUP3) e Filipe Marques (FEUP2) também repetiram as vitórias nas respetivas classes.

Em destaque

Subir