Mundo

Japão: Radioatividade leva à proibição de venda de alimentos

Venda de alimentos produzidos perto da central nuclear de Fukushima, no Japão, foi proibida. Motivo: elevados níveis de radioatividade, detetados no leite e em vegetais. A água também não deve ser consumida. Organização Mundial de Saúde revela que a radiação nos alimentos é um problema mais grave do que inicialmente previsto.

Depois de algumas pessoas apresentarem níveis de radiação demasiadamente elevados, com riscos cancerígenas, as autoridades de Fukushima decretaram a proibição de venda de produtos alimentares.

Por seu turno, a Organização Mundial da Saúde também vem preocupar a população local e as autoridades japonesas: “O problema é muito mais sério do que inicialmente previmos. A cerca de 40 quilómetros de Fukushima, há registos de níveis três vezes superiores ao limite imposto pela lei.

Também o consumo de água pode acarretar perigo para a saúde, pelo que o ministro da Saúde japonês: “Como atitude preventiva, aconselhamos a população que resida perto da central nuclear de Fukushima a abster-se de consumir água.

Em destaque

Subir