Nas Notícias

Já circula uma nova nota a valer 10 euros (com vídeo)

nota 10Entrou hoje em circulação uma nova nota de 10 euros, apesar do Banco de Portugal reconhecer que pode não servir na maioria dos equipamentos de pagamento automático. Aprenda o teste de “tocar, observar e inclinar” para saber se uma nota é verdadeira.

Já entrou em circulação uma nova nota no espaço da zona euro. O papel que vale 10 euros é mais pequeno e colorido do que a atual nota, mas é sobretudo mais seguro.

A veracidade da nova nota de 10 euros pode ser conferida através do triplo teste de “tocar, observar e inclinar”. “Tocar” porque inclui uma impressão em relevo nas margens, o que facilita a segurança em especial para quem possui dificuldades na visão. O papel onde a nota é impressa também é mais espesso e ainda ganha uma camada protetora.

Ao “observar” é possível conferir as marcas de água, nomeadamente o holograma da Europa, e o filete de segurança. O “inclinar” da nota faz com que o número “10” varie de tom, oscilando entre um azul e um verde escuro.

Os problemas com a segurança podem não ser os únicos que a introdução de uma nova nota traz. A grande maioria das máquinas de pagamento automático ou de venda não devem aceitar ainda os novos “10 euros” como pagamento, em especial porque a nota é mais pequena do que a antecessora.

“Não podemos garantir que todos os equipamentos estejam aptos a aceitar a nova nota de 10 euros já a partir de amanhã”, reconheceu, ontem, o administrador do Banco de Portugal João Amaral Tomaz, lembrando que “não podemos obrigar” os empresários “a que façam a adaptação das máquinas de ‘vending’”.

Tal como aconteceu com as notas de cinco euros, a mudança será gradual, com a primeira edição a circular em simultâneo com as notas que entraram hoje em vigor.

Em destaque

Subir