Nas Notícias

IRS: Erro do simulador inflaciona valores dos reembolsos


A aplicação do simulador do IRS – disponível para quem apresenta a declaração online – apresenta um erro que inflaciona os valores a devolver pelas Finanças. Os reembolsos já estão a ser pagos, mas não correspondem às quantias que o simulador indica.

Ao apresentar a declaração pela Internet, o contribuinte tem uma aplicação, que lhe permite saber, antecipadamente, quanto terá a pagar ou a receber. No entanto, este simulador apresenta um erro, que falseia os dados da administração fiscal.

Os contribuintes que apresentaram a declarações online na primeira fase já estão a receber os reembolsos, mas as quantias previstas pelo simulador de IRS não coincidem com a realidade. E… surpresa: o valor que o simulador previa era bem mais agradável do que a realidade, em virtude de um erro no cálculo das taxas de rendimentos.

Se o Fisco foi célere a pagar os reembolsos, com uma média de 15 dias, inferior às previsões, acabou por criar uma expectativa aos contribuintes que não corresponde à realidade.

A administração fiscal está já a proceder à correção do lapso, para que as novas declarações tenham taxas bem calculadas.

Em destaque

Subir