Nas Notícias

Imposto Único de Circulação: 472 mil notificados pelo Fisco por falta de pagamento

auto-estrada1Quase meio milhão de contribuintes estão a ser notificados pelo Fisco, por falta de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC). As Finanças esperam arrecadar cerca de sete milhões de euros com esta cobrança sobre proprietários de automóveis. Multas dizem respeito aos anos de 2007 e 2008.

Cerca de 472 mil proprietários de automóveis registam incumprimentos no pagamento do IUC (antigo selo do carro), relativos aos anos de 2007 e 2008. Esta situação levou o Fisco a emitir notificações aos contribuintes.

Segundo informa o Diário Económico, notícia que o Ministério das Finanças já confirmou, as multas dizem respeito a pagamentos fora dos prazos impostos pela lei, sendo que cerca de 44 mil contribuintes não pagaram o IUC em 2008 e 28 mil no ano anterior. Ou seja, verifica-se um aumento assinalável no incumprimento, entre estes dois anos.

As multas por não pagamento deste imposto só prescrevem cinco anos depois. O Fisco está já a notificar os contribuintes que não pagaram em 2007 (multas prescrevem em 2012) e os de 2008. Nos próximos anos, o Ministério das Finanças avançará para a cobrança relativa aos anos seguintes.

Nesta fase, o Fisco espera amealhar cerca de sete milhões de euros. As multas não ultrapassam os 15 euros.

Em destaque

Subir