Mundo

IKEA arruma almôndegas em 24 países do mundo

Além de Portugal, também Espanha, França, Grã-Bretanha, Irlanda, Eslováquia, Holanda, Bélgica, Hungria, Grécia e Chipre foram vítimas desta venda de carne de cavalo disfarçada. Entretanto, outros países juntaram-se a esta lista,

As embalagens em causa, lote comercializado pela IKEA, são de um quilograma de almôndegas, em lotes que apresentavam no rótulo a garantia de que o produto em causa era carne de porco ou de vaca.

A carne, de fabrico sueco, tinha diversos destinos, entre os quais as lojas da IKEA Portugal. O exame ao ADN da carne foi feito na loja de mobiliário localizada em Brno. Os responsáveis daquela multinacional garantem que o fornecedor de carne para almôndegas é um único.

Entretanto, para salvaguardar a saúde dos seus clientes, a loja sueca decidiu retirar das suas lojas todas as almôndegas. Assim que os vestígios foram descobertos, as autoridades checas fizeram soar o alarme junto das instâncias da União Europeia. E na passada sexta-feira, o produto em causa – um lote de almôndegas congeladas – foi retirado do mercado.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir