Nas Notícias

Horário dos centros de saúde e dos hospitais alargado para servir melhor os utentes

centro saudeOs hospitais e os centros de saúde terão o horário alargado até às 22h00, para que os utentes do Serviço Nacional de Saúde tenham um atendimento adequado ao seu próprio período de trabalho. Sindicato Independente dos Médicos apoia a medida, mas teme que a Lei do Trabalho possa ser atropelada.

Os centros de saúde e os hospitais terão um horário de atendimento mais alargado e passarão a encerrar as portas às 22h00, para que possam prestar serviços fora do período laboral dos utentes. Além de funcionarem durante mais horas, aquelas unidades de saúde passarão também a abrir ao sábado.

Fernando Leal da Costa, secretário de Estado adjunto do ministro da Saúde, confirmou esta alteração aos serviços, graças a um aumento da carga laboral dos médicos que atendem naquelas unidades de saúde. Recorde-se que o horário de trabalho dos médicos foi alargado para 40 horas por semana.

O Ministério da Saúde também teve em consideração, no entanto, que outros profissionais terão de garantir o funcionamento dos centros de saúde e dos hospitais.

A Ordem dos Médicos apoia a medida, que vai permitir uma capacidade de resposta mais eficaz e evitar o congestionamento dos serviços de saúde, com benefícios para os utentes.

Já o Sindicato Independente dos Médicos elogia o Ministério da Saúde, mas teme que a Lei do Trabalho (que limita o horário dos médicos até às 20h00) possa não ser respeitada.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir