Mundo

Hiroshima, 68 anos depois: Aniversário assinalado no Japão, em memória das vítimas

hiroshimaNesta terça-feira, milhares de japoneses estrangeiros assinalam o 68.º aniversário da tragédia de Hiroshima, onde os norte-americanos lançaram uma bomba atómica, a 6 de agosto de 1945.

Seis de agosto é uma data infelizmente inesquecível para os japoneses, que recordam a tragédia de Hiroshima, onde uma bomba atómica, lançada a partir do bombardeiro Enola Gay, da força aérea dos EUA, ceifou dezenas de milhar de vidas.

Hoje, essas vítimas foram recordadas, com uma cerimónia em jeito de homenagem, levada a cabo por familiares das pessoas que morreram, bem como pelo Governo e algumas delegações internacionais.

Estima-se que tenham morrido 140 mil pessoas, vítimas daquele ataque brutal, que não foi único. O bombardeamento de Hiroshima foi seguido, três dias depois, pelo de Nagasaki, que fez, pelo menos, 70 mil mortos. Estes ataques precipitaram a capitulação do Japão e marcaram o fim da II Guerra mundial, no dia 15 de agosto de 1945.

“Oferecemos, do fundo do coração, o nosso consolo e o nosso reconforto às almas das vítimas. E declaramos que faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para eliminar o mal absoluto que são as armas nucleares e construirmos um mundo em paz”, afirmou Kazumi Matsui, presidente da Câmara de Hiroshima, nestas celebrações do 68.º aniversário da tragédia.

Outras cidades do Japão vão juntar-se às homenagens, com ações que têm o mesmo propósito: recordar as vítimas e repudiar um ataque ceifou dezenas de milhar de vidas.

Em destaque

Subir