{loadposition inline}Psiquiatra suíço Hermann Rorschach, que nasceu na cidade de Zurique a 8 de novembro de 1884, é lembrado hoje com um google doodle. Esta homenagem do motor de busca assinala o 129.º aniversário de Rorschach, que usava manchas de tinta como método de investigação da personalidade humana. Morreu a 2 de abril de 1922, com 38 anos, e é recordado hoje.
Um doodle interativo lembra Hermann Rorschach, o psiquiatra que encontrava nas manchas de tinta as respostas à análise da personalidade. E a Google convida os cibernautas a criarem a sua própria mancha de tinha, neste doodle interativo, que pode ser partilhado em diferentes redes sociais.
Hermann Rorschach nasceu em Zurique, no dia 8 de novembro de 1884, há precisamente 129 anos. Foi um psiquiatra reputado, mas que se distinguiu sobretudo na área da Psicologia, ao desenvolver um trabalho baseado em interpretações das manchas de tinta.
Para o efeito, criou um método que foi batizado com o seu nome: o teste de Rorschach. Foi o culminar de uma série de pesquisas iniciadas em 1911. Mais do que perceber a imaginação e fantasia humanas, Hermann Rorschach pretendia um método de investigação da personalidade.
O teste de Rorschach pode resumir-se a um método de avaliação psicológica, considerado como um modo de auto-expressão. Através desta técnica é possível encontrar respostas sobre o paciente, a partir de pranchas com manchas de tinta simétricas.
Este teste – que hoje é recriado na página principal da Google – é utilizado em diversos países, para investigação da personalidade, em que a interpretação das manchas de tinta são colocadas no campo da percepção e da apercepção. A dinâmica psicológica do indivíduo passa a estar imprimida.
Mas o seu trabalho na área da Psicologia não resume a obra de Hermann Rorschach. Em 1914, fizera uma especialização em psiquiatria, na Universidade de Zurique. A principal obra de Rorschach é o livro Psychodiagnostik (Psicodiagnóstico), publicado em 1921, pouco tempo antes da sua morte.
Este psiquiatra suíço era reconhecido por ter uma notável facilidade na aprendizagem de línguas. Cultivava a literatura e as artes, mas formou-se em medicina, sendo que aplicou as suas aptidões artísticas na arte em que se viria a notabilizar.
Foi influenciado pela Escola Psicanalítica e fundou a Sociedade de Psicanálise de Zurique. Exerceu Psiquiatria em alguns hospitais na Suíça, apesar da sua juventude.
Rorschach morreu de forma inesperada, aos 38 anos, vítima de peritonite aguda, logo depois da publicação do seu principal trabalho.
Esta morte prematura interrompeu o desenvolvimento da técnica de Psicodiagnóstico, que acabara de apresentar e que ficou restrita a um grupo de amigos e seguidores, no seu país.
No entanto, com o passar dos anos, o Psicodiagnóstico expande-se pelo mundo e Hermann Rorschach começa a ser mundialmente reconhecido. Como resultado desse facto nasce, em 1939, o Rorschach Institute. Em 1944, é realizado o I Congresso de Rorschach e em 1949 funda-se a Sociedade Internacional de Rorschach.
Hoje, dia em que se assinala o 129.º aniversário do nascimento de Hermann Rorschach, nasce uma homenagem original, num google doodle que recorda os grandes nomes que deixaram obra em diferentes áreas da ciência e não só.