Fórmula 1

Hamilton bate e Rosberg garante ‘pole’ no Azerbeijão

NicoRosbergBaku1

A qualificação do Grande Prémio da Europa de Fórmula 1, que se disputa no circuito de Baku, teve um sabor agridoce para a Mercedes, que festejou a ‘pole position’ conseguida por Nico Rosberg mas ficou a lamentar o despiste de Lewis Hamilton na terceira qualificação.

O alemão da Mercedes arriscou um pouco – raspando com uma roda do seu monolugar no muro – mas logrou a melhor volta 1m42,758s, enquanto o britânico batia na curva da cidadela, acabando a sua qualificação no nono 10.º lugar.

A interrupção, para retirar o Mercedes n. 44 do local, acabou por favorecer Daniel Ricciardo, que na sua derradeira tentativa acabaria por desalojar Sebastian Vettel da primeira fila da grelha.

Vettel não conseguiu melhorar o seu registo e ficou no quarto lugar, apesar de se fazer à pista após a situação de bandeira vermelha, contrariamente a Rosberg, que confiante no seu melhor tempo já não voltou ao ‘cockpit’ do seu Mercedes.

LewisHamiltonBaku1

Mas a grande surpresa da sessão – para além do percalço de Lewis Hamilton – foi mesmo Sergio Perez. O mexicano da Force India não se mostrou incomodado por ter batido forte no final do terceiro livre, que obrigou a sua equipa a trocar a caixa de velocidades do seu monolugar. Como consequência não vai poder arrancar de segundo para a corrida de domingo, pois perde cinco lugares na grelha de partida.

Assim a segunda fila do ‘grid’ é inteiramente ocupada pelos pilotos da Ferrari, já que Kimi Raikkoen realizou o quinto registo e é promovido uma posição com a penalização a Perez.

Felipe Massa conseguiu ser o melhor piloto da Williams, apesar de ter passado à Q3 ‘in-extremis’, batendo Daniil Kvyat e o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, que tinha sido mais rápido na Q2.

No entanto o finlandês envolveu-se em alguns incidentes durante a qualificação, nomeadamente por ter ultrapassado Max Verstappen quando este estava numa volta lançada, motivado vivos protestos do holandês da Red Bull.

SergioPerezBaku1

Resultado da qualificação
1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m42,758s
2.º Sergio Perez (Force India) 1m43,525s
3.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m43,966s
4.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m43,966s
5.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m44,269s
6.º Felipe Massa (Williams) 1m44,483s
7.º Daniil Kvyat (Toro Rosso) 1m44,717s
8.º Valtteri Bottas (Williams) 1m45,246s
9.º Max Verstappen (Red Bull) 1m45,570s
10.º Lewis Hamilton (Mercedes) 2m01,954s

Em destaque

Subir