Mundo

Guaidó não reconhece legitimidade do controlador nem impedimento para exercer cargos públicos

O autoproclamado Presidente interino venezuelano, Juan Guaidó, declarou hoje que não reconhece a legitimidade do controlador-geral da Venezuela, Elvis Amoroso, que quer impedi-lo legalmente de exercer qualquer cargo público, a partir de hoje e durante 15 anos.

“[Ele] não é [controlador]. Não há um controlador e na Assembleia Nacional (parlamento, onde a oposição detém a maioria) não existe uma inabilitação (impedimento legal). O parlamento nacional legítimo é o único organismo que pode designar um controlador”, disse à imprensa.

Juan Guaidó falava em Caracas, durante um ato no Colégio de Engenheiros da Venezuela (equivalente à Ordem dos Engenheiros) em que apresentou um Plano País para solucionar os problemas do abastecimento de água e eletricidade.

“Esse senhor foi designado por um organismo inexistente”, disse o autoproclamado Presidente interino da Venezuela, referindo-se à Assembleia Constituinte, composta unicamente por simpatizantes do regime e criada para tomar as competências do parlamento.

Segundo Juan Guaidó, no regime estão “chateados”, porque a oposição “está a recuperar o dinheiro que roubaram” e, por isso, “falam de uma suposta inabilitação”.

“Os venezuelanos não se vão confundir com uma falsa inabilitação, isso não é o perigoso disto, o perigoso é que continuem a atacar a Presidência interina, mas vamos continuar na rua, executando a nossa Operação Liberdade”, frisou.

“[A aparição do controlador tem como propósito] meter medo aos donos dos hotéis onde temos ficado”, sustentou Guaidó.

Elvis Amoroso anunciou hoje, em conferência de imprensa, a inelegibilidade do autoproclamado Presidente interino para o exercício de cargos públicos durante 15 anos, argumentando que “se presume” que Guaidó “ocultou ou falseou” dados da sua declaração de património e recebeu dinheiro de instâncias internacionais e nacionais sem justificar.

De acordo com o controlador-geral, estão por justificar 570 milhões de bolívares (152.760 euros) correspondentes a 91 viagens realizadas por Juan Guaidó, que totalizam 248 dias, em oito meses.

Amoroso explicou que no passado dia 11 de fevereiro aquele organismo “ordenou o início uma auditoria patrimonial ao deputado em desacato, Juan Guaidó, por ocultar informação na sua declaração e por receber fundos não declarados do exterior”.

O controlador-geral sustentou que Guaidó “tem usurpado funções públicas e cometido ações com Governos estrangeiros que prejudicam o povo da Venezuela e o seu património público” e que atentam contra “a estabilidade democrática e a ordem constitucional da República”.

O responsável do regime de Nicolás Maduro frisou ainda que Juan Guaidó terá usado aeronaves privadas para viajar, sem especificar quais as empresas ou instituições que financiaram as viagens.

Em destaque

Subir