Desporto

Grandes vencem, Braga atrasa-se e Guimarães deixa o último lugar

fcporto_kleber_1Tudo na mesma na frente da classificação. FC Porto, Benfica e Sporting passaram os seus testes. Empate de Braga em Coimbra deixa minhotos a cinco pontos da liderança. No fundo da tabela, o Rio Ave substitui o Guimarães como lanterna vermelha.

O FC Porto soma e segue. Receção ao Paços de Ferreira e vitória categórica, por números expressivos. Embora nem sempre de uma forma brilhante, os três golos marcados pela formação de Vítor Pereira não deixam margem para dúvidas. Um golo na própria baliza do pacense Melgarejo abriu caminho para a goleada. Do banco saíram os outros dois tentos. Kléber e João Moutinho fecharam as contas.

Na Luz, um golo de Rodrigo aos 25 segundos de jogo, e outro passados pouco mais de 10 minutos faziam antever uma goleada sobre o Olhanense. Golo de Wilson Eduardo a abrir a segunda metade e atrevimento da equipa de Daúto Faquirá colocou em sentido a formação encarnada que adormeceu depois de dois golos marcados em 15 minutos. No final, Luisão evitou o empate a remate de Djalmir. Segundos depois, o jogo terminava e os adeptos respiravam de alívio. Com mais ou menos sofrimento, o Benfica cumpriu os objetivos mínimos e continua colado ao FC Porto na frente da tabela.

No municipal de Aveiro, casa emprestada do Feirense, Domingos Paciência tentava igualar o recorde de Paulo Bento ao conquistar a 10.ª vitória consecutiva. Dois golos holandeses, de Van Worlswinkel, aos 64, e de Schaars, aos 77, deram o triunfo aos leões. Com um Feirense a dificultar bem a vida em grande parte da partida, o Sporting acabou por levar para Lisboa a vitória. Três pontos apenas separam a equipa de Alvalade de FC Porto e Benfica. O campeonato está ao rubro.

Nos restantes jogos, destaque para o empate do Braga frente à Académica de Pedro Emanuel. Leonardo Jardim viu assim aumentar a distância para o trio da frente estando agora a cinco pontos dos líderes FC Porto e Benfica.

No fundo da tabela, jogo entre últimos. O Rio Ave visitou Guimarães, perdeu o jogo mas ‘ganhou’ o último lugar da classificação. A equipa de Carlos Brito tem apenas cinco pontos. O Guimarães é agora 15.º, com sete.

Resultados jornada 9:

FC Porto 3-0 Paços de Ferreira
Académica 0-0 SC Braga
Benfica 2-1 Olhanense
Nacional 2-1 Beira-mar
U. Leiria 2-0 V. Setúbal
V. Guimarães 2-0 Rio Ave
Feirense 0-2 Sporting
Gil Vicente 31/10 Marítimo

Classificação após jornada 9:

Equipa J P
FC Porto 9 23
Benfica 9 23
Sporting 9 20
SC Braga 9 18
Marítimo 8 17
Académica 9 13
Olhanense 9 12
V. Setúbal 9 10
Nacional 9 10
U. Leiria 9 9
Gil Vicente 8 9
Beira-mar 9 7
Paços de Ferreira 9 7
Feirense 9 7
V. Guimarães 9 7
Rio Ave 9 5

Em destaque

Subir