Nas Notícias

Governo quer fusão de transportes públicos para reduzir custos

metro_portoPlano Estratégico de Transportes avança em 2012 e vai fundir Metro de Lisboa com a Carris e o Metro do Porto com a STCP. Governo pretende também suspender novo Aeroporto de Lisboa e eliminar 20 por cento da linha ferroviária portuguesa. Fusões provocam despedimentos.

O objetivo é cortar na despesa, sobretudo nos custos administrativos. Nesse sentido, o Governo segue a via das fusões. Em Lisboa, o Metro liga-se à Carris, com um projeto de privatização. No Porto, funde-se com os STCP, segundo adianta o semanário Sol, na edição desta sexta-feira.

Também no Plano Estratégico de Transportes está previsto o congelamento do novo aeroporto da capital. O executivo prefere prolongar o da Portela e desviar outras transportadoras aéreas de baixo custo para o outro aeroporto da região.

Este projeto prevê despedimentos, justificados com a necessidade de resolver problemas de insustentabilidade das empresas de transportes, que foram gerando um endividamento que ronda os 16,8 mil milhões de euros.

Também na área do transporte marítimo existem intenções do Governo que seguem a mesma tendência: fundir para reduzir custos.

Em destaque

Subir