Tecnologia

Google Drive: Agora já pode enviar anexos de 10GB através do Gmail

google drive 1Google ‘conectou’ os dois serviços e a funcionalidade está já, embora que aos poucos, a ser implementada para todos os utilizadores. Questões de privacidade no serviço Cloud não foram descuradas.

A partir de agora os utilizadores com conta no Gmail já podem enviar anexos com 10GB de espaço. Para tal, basta ter subscrito também o serviço gratuito Google Drive, a plataforma Cloud da gigante norte-americana. Recorde-se que, até agora, o máximo permitido era de apenas 25MB.

A pessoa para quem está a enviar o ficheiro recebe normalmente o e-mail, juntamente com uma ligação para descarregar o ficheiro.

Uma das questões logo questionadas pelos analistas é a privacidade. O Google Drive é um serviço pessoal, onde os utilizadores guardam normalmente ficheiros importantes pessoais. Contudo, a empresa norte-americana tomou todas as medidas.

Caso o ficheiro que esteja a enviar não seja público, o utilizador emissor do e-mail recebe um aviso na hora, podendo desde logo tornar esse ficheiro disponível para download por parte de terceiros.

Outra das boas novidades é a possibilidade de manter o utilizador recetor atualizado. Caso modifique o ficheiro anexo mesmo depois de o já ter enviado, a pessoa que o recebeu será notificada para o descarregar novamente.

História de liderança
O Gmail foi lançado pela Google em 2004. Oito anos depois, o serviço tornou-se líder nas plataformas de e-mail, destronando, em novembro passado, a Hotmail. Atualmente, tem mais de 288 milhões de utilizadores, mais dois que a Hotmail e mais seis que a Yahoo.

Já o Google Drive é bastante mais novo. Foi lançado pela gigante da Internet em abril de 2012, para combater o mercado de armazenamento de dados em Cloud, já liderados por serviços como o Dropbox ou o Skydrive.

Em destaque

Subir