Mundo

Gémeos da Tailândia: Pais levam filha saudável e abandonam filho com síndrome de Down

gammy Um casal de australianos pagou a uma tailandesa para que esta gerasse um filho. A jovem teve gémeos, uma menina saudável e um menino com síndrome de Down e problemas cardíacos. Os pais levaram a bebé e alegam não terem tomado conhecimento da existência do bebé.

A Austrália assiste com espanto ao desenrolar da polémica dos gémeos nascidos na Tailândia, através de uma barriga de aluguel.

Pattaramon Janbua, uma jovem tailandesa de 21 anos, recebeu 11 mil euros para ser mãe de aluguel para um casal de australianos. Só que, aos quatro meses de gestação, ficou a saber-se que tinha gémeos no ventre e um deles era portador do síndrome de Down.

A tailandesa foi instada a abortar, mas recusou por motivos religiosos. O tempo passou e Janbua deu à luz uma menina saudável e Gammy, o menino com Down e que também nasceu com problemas cardíacos e sofreu uma infeção pulmonar.

Só que o casal de australianos apenas recolheu a filha, deixando o bebé doente com a mãe de aluguel.

O caso tornou-se num escândalo e os pais, numa entrevista à ABC, alegaram que a agência que tratou da situação apenas lhe entregou a menina, não dando conhecimento da existência do menino.

Porém, numa outra entrevista, a mãe terá confessado que o marido visitou Janbua no hospital, ficando a saber da existência dos gémeos.

A jovem tailandesa assegura que ambos os australianos sabiam do caso, ao ponto de a terem pressionado para abortar, uma exigência alegadamente feita também pela agência. O pai terá ido “para cuidar da menina, mas nunca olhou Gammy nos olhos ou o segurou no colo”, mesmo estando ao lado da irmã, afirmou Janbua.

A polémica é tanta que já levou o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, a pronunciar-se sobre um caso “incrivelmente triste”, tal como Scott Morrison, o ministro da Imigração que admite a existência de uma “zona muito obscura” na legislação quanto a estas situações.

Na Tailândia, o caso serviu para reacender a polémica sobre o ‘turismo médico’ no país, muito procurado para tratamentos de infertilidade e para arranjar mães de aluguel.

Pattharamon Janbua manifestou-se disposta a criar Gammy e equaciona processar o casal australiano. Se o bebé for registado como australiano terá direito a assistência médica gratuita, como salientou o ministro da Imigração.

Em destaque

Subir