Mundo

Gelados ‘Sundae’: 119 velas de fogo no gelo

Gelados ‘Sundae’ completam o 119.º aniversário, com o segredo da eterna juventude. Não há registos que certifiquem a data exata, mas os dados históricos mais fiáveis apontam 3 de abril de 1892 como o dia de criação da histórica sobremesa.

Não se sabe ao certo o dia, mas é garantido que no início de abril de 1892 a cidade de Nova Iorque deu ao mundo uma saborosa bola de gelado, que recebeu como nome de batismo “Sunday”. O nome traduzido significa “domingo”, o que leva a crer que 3 de abril terá sido a data da criação do gelado mais carismático do mundo.

Há mais de um século, a tradição deste ícone americano é respeitada: uma bola de gelado, um doce creme, chantilly e a cereja no topo. Mais do que uma sobremesa, o Ice Cream Sundae é o resultado da invenção de um génio.

“O Sundae não é um gelado qualquer. É uma sobremesa original, autenticamente americana”, resume a empresa que dá continuidade ao eterno filho da América, que ganhou fama por ser um dos poucos luxos que as famílias poderiam pagar, após o ‘crash’ da bolsa, em 1929.

Mais do que um gelado, foi um modo de elevar a moral das tropas americanas que combateram na Segunda Guerra Mundial. E 119 anos depois, continua a deixar marcas na história. É gelo que nunca derrete, nem albergando 119 velas de fogo.

Em destaque

Subir