Nas Notícias

Gás: Não há “meios humanos nem informáticos” para cumprir a nova legislação, alerta a ANAREC

botijas gasA distribuição de gás em botija pode ficar comprometida, para quase todo o país, a partir de 1 de maio, quando entra em vigor a nova legislação de circulação de bens. “Não podemos ir para a rua para apanharmos as coimas que advêm da falta da guia de transporte exigida”, refere a ANAREC.

A distribuição de gás é feita, para a maioria das famílias, através de botijas. A entrada em vigor da nova legislação de circulação de bens, prevista para 1 de maio, vai afetar o setor da distribuição de gás, uma vez que “os revendedores de gás não estão preparados para respeitar as exigências”, como explicou José Reis, vice-presidente da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC).

“O que está em causa é a distribuição de botijas de gás em todo o país, porque não podemos ir para a rua para apanharmos as coimas que advêm da falta da guia de transporte exigida. Não existem nem meios humanos nem informáticos para cumprir as novas regras e, nesse sentido, já pedimos à Autoridade Tributária uma reunião para explicarmos as especificidades deste negócio para saber qual a possibilidade que existe para a lei ser protelada durante algum tempo”, reforçou o dirigente, citado pela Lusa.

José Reis, cuja profissão está ligada à revenda de combustíveis gasosos, acrescentou que a maioria dos associados da ANAREC não tem facilidade de acesso à internet, uma vez que a nova lei vai obrigar ao preenchimento das guias de transporte na página Autoridade Tributária: “uma grande parte dos revendedores de gás são empresas familiares que não têm capacidade de investir em tecnologia”.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir